Jim Wendler 531

Jim Wendler 5/3/1 – Programa para aumento de força

5/3/1 – Um dos melhores programas de treino para aumento de força que já tive a oportunidade de aplicar. Esse programa de treino faz mais do que te deixar forte, com sua adaptabilidade, ele é capaz de melhorar várias capacidades físicas e de quebra te deixa com uma musculatura monstruosa.

O autor desse programa de treino é Jim Wendler. Wendler jogou futebol americano e se formou na Universidade do Arizona. Também foi powerlifter, onde conquistou marcas importantes, como um agachamento de 1000lbs (453kg) em competição. Hoje mantém seu trabalho como coach de força e condicionamento físico. Caso queira conferir o site, só clicar.

O programa 531 foi evoluindo com o passar do tempo e da experiência de Wendler. Hoje encontramos as seguintes obras:
5/3/1 – Essa é a obra original, com a base de todo o programa e filosofia do programa.
Beyond 5/3/1 – Como o nome já diz “além do 5/3/1”, é um aprimoramento do programa. A base se mantém a mesma, mas o programa de treino é incrementado.
5/3/1 for Powerlifting – A aplicabilidade do sistema de treino especificamente para o powerlifting. Esse livro eu ainda não li, mas tenho interesse.
5/3/1 for Football – O programa aplicado ao futebol americano.
5/3/1 Forever – Aqui há incrementos importantíssimos, principalmente relacionados a elementos do condicionamento físico. Também inclui um novo principio de treino (falarei mais adiante).

Agora, vamos ao programa…


Princípios do Programa 5/3/1

Essa é uma tecla batida durante toda a obra de Jim: os princípios do 531. São 5 princípios que norteiam o programa de treino, sendo o quinto princípio adicionado em seu último livro 5/3/1 Forever.

Princípio n° 1 – Comece muito leve: o peso com que se começa o programa é bem conservador. Mais detalhes abaixo.
Princípio nº 2 – Progrida lentamente: pouco peso é acrescentado no final de cada ciclo.
Princípio nº 3 – Utilize exercícios/movimentos multiarticulares. O foco é agachamento, supino, terra e desenvolvimento militar.
Princípio nº 4 – Bata recordes pessoais. Em cada sessão de treino é incentivado a bater um PR (Personal Record), caso o indivíduo se sinta apto a isso. O programa é desenhado para permitir essa prática.
Princípio nº 5 – Equilíbrio. Como dito, esse princípio é novidade no último livro de Wendler. Aqui ele acrescenta mobilidade/flexibilidade, condicionamento físico e recuperação, e defende que isso tudo tem que de estar em equilíbrio conforme o objetivo do praticante.


Como funciona

O programa é simples, porém seus complementos são praticamente infinitos e ficaria um post extremamente longo se eu tentasse descrever cada detalhe (não é a toa que Wendler fez isso em 5 livros e diversos posts em seu blog). Sendo assim, focarei meu post na base do programa 5/3/1, que já permitirá a aplicabilidade dele na sua rotina.

O programa é dividido em 3 waves. Se você treinar 4x por semana, será equivalente a 3 semanas + 1 semana de deload.

· Você treinara 2-4 vezes por semana.
· Um dia será dedicado ao agachamento, um dia ao supino, um dia ao levantamento terra, e outro dia ao desenvolvimento militar.
· Cada ciclo de treino levará 4-6 semanas. Isso dependerá de quantas vezes por semana você treinar.
· Na primeira semana você fará 3 séries de 5 repetições (3×5).
· Na segunda semana você fará 3 séries de 3 repetições (3×3).
· Na terceira semana você fará 1 série de 5 repetições, 1 série de 3 repetições e uma série de 1 repetição (5/3/1).
· Na quarta semana você fará 3 séries de 5 repetições (3×5) com um peso leve, pois será uma semana de deload.
· Após a quarta semana você recomeça os ciclos, fazendo 3×5.
· Cada semana e cada série possui uma porcentagem de peso a ser seguida, então não será necessário adivinhação.


Como definir as cargas

1º – Estime seu 1RM nos exercícios agachamento, supino, terra e desenvolvimento militar;
2º – A partir do 1RM, remova 10% do peso. Então, 1RM – 10% = RM de treino (esse peso que será utilizado a partir de agora. Releia o Princípio nº 1);
Exemplo: você estimou seu 1RM no agachamento como 100kg. No programa, usará o RM de treino como 90kg (100kg – 10%).

Clique aqui para acessar uma Calculadora de 1RM.


Séries, repetições e porcentagens

Abaixo, segue uma tabela de como se organizam as séries, repetições e percentual de peso com o passar das semanas, para cada um dos quatro movimentos. A terceira série de cada dia possui uma particularidade, que falarei melhor abaixo.

Semana 1Semana 2Semana 3Semana 4
65% x 5 reps70% x 3 reps75% x 5 reps40% x 5 reps
75% x 5 reps80% x 3 reps85% x 3 reps50% x 5 reps
85% x 5 ou mais reps90% x 3 ou mais reps95% x 1 ou mais reps60% x 5 reps
Exemplo do programa base 5/3/1

A última série

Como você pode ter notado, a última série de cada semana é diferente, pois sugere fazer “mais repetições” do que as descritas. Parafraseando Jim “é aí que a diversão começa”. Aqui entra o Princípio nº 4: essa última série é desenhada para bater recordes. Você não parará a série com as repetições tradicionais, mas sim é incentivado fazer o máximo de repetições com aquele peso.

Essa é uma abordagem muito interessante do programa, pois respeita o estado atual do praticante. Está se sentindo fraco ou cansado? Sem problemas, faça o melhor que conseguir. Está se sentindo forte e vigoroso? Hora de botar pra quebrar e bater aquele PR.

Importante salientar que a semana 4 é um deload, então não deverá exceder as repetições recomendadas.


Como progredir

No final de cada ciclo, um novo ciclo é recomeçado, porém com um peso maior do que o ciclo anterior. Vide Princípio nº 2, a progressão será lenta. Lembre-se que uma progressão lenta, ao longo do tempo, é melhor do que uma curta progressão rápida, seguida de platôs e lesões.

Jim recomenda não aumentar mais que 5lbs (2,2kg) para exercícios de membros superiores (supino e desenvolvimento) e não mais que 10lbs (4,5kg) para membros inferiores (agachamento e levantamento terra).


Adições importantes

Como já comentei, o programa foi aprimorado ao longo do tempo, e duas adições muito interessantes foram feitas no livro Beyond 5/3/1. São elas: Joker Sets e First Set Last.

Joker Set

Uma das melhores adições se o seu objetivo é aumentar força. Após a última série do programa, continue aumentando 5-10% do peso e fazendo 5, 3 ou 1 repetição (dependendo da semana em que estiver) até não conseguir mais fazer as repetições solicitadas.

Semana 1Semana 2Semana 3Semana 4
65% x 5 reps70% x 3 reps75% x 5 reps40% x 5 reps
75% x 5 reps80% x 3 reps85% x 3 reps50% x 5 reps
85% x 5 ou mais reps90% x 3 ou mais reps95% x 1 ou mais reps60% x 5 reps
95% x 5 reps100% x 3 reps105% x 1 rep
105% x 5 reps105% x 3 reps115% x 1 rep
110% x2 reps110% x2 reps120% x 1 rep
Exemplo do programa base 5/3/1 + Joker Set

First Set Last

É um acréscimo interessante para quem quer fazer mais volume de treino e mais repetições. Após o programa base, ou o programa base + Joker Set, volte o peso para o mesmo utilizado na primeira série, e faça quantas repetições conseguir (AMRAP = as many reps as possible).

Semana 1Semana 2Semana 3Semana 4
65% x 5 reps70% x 3 reps75% x 5 reps40% x 5 reps
75% x 5 reps80% x 3 reps85% x 3 reps50% x 5 reps
85% x 5 ou mais reps90% x 3 ou mais reps95% x 1 ou mais reps60% x 5 reps
95% x 5 reps100% x 3 reps105% x 1 rep
105% x 5 reps105% x 3 reps115% x 1 rep
110% x2 reps110% x2 reps120% x 1 rep
65% x AMRAP70% x AMRAP75% x AMRAP
Exemplo do programa base 5/3/1 + Joker Set + First Set Last

Organizando em um treino

As formas de aplicar o 5/3/1 em um treino são infinitas e dependerá muito do objetivo de quem está treinando. Aqui vou deixar um exemplo de como organizar o treino em uma divisão Upper/Lower (superior/inferior) para quem quer aumentar a força e a massa muscular.

Eu não consigo destacar o suficiente o quanto esse programa é adaptável para diversas situações: ganho de força, hipertrofia, calistenia, condicionamento físico, atleticismo, populações táticas… enfim, a lista se estende. Se deseja mais detalhes sobre algo específico, me manda uma DM no @clubedaforca ou no @eduardojorgetreinador, ficarei feliz em trocar ideias.

Dia 1Dia 2Dia 3Dia 4
Supino 5/3/1 + Joker set + First Set LastAgachamento 5/3/1 + Joker set + First Set LastDesenvolvimento 5/3/1 + Joker set + First Set LastLevantamento terra 5/3/1 + Joker set + First Set Last
Supino inclinadoTerra romenoSupino com halteresAgachamento zercher
Desenv com halteresLeg pressBarra livrePassada
Remada curvadaMesa flexoraSerroteBanco flexor
Tríceps + bícepsPanturrilhaTríceps + bícepsPanturrilha
Exemplo de como organizar um treino

Palavras finais

Confesso que gostei muito de escrever esse post, 5/3/1 é um programa de treino que tenho estudado bastante e até aplicado em alguns dos meus alunos, com resultados fantásticos. Não podemos nos deixar julgar por ele começar e progredir com cargas mais conservadoras. Pois a adição das joker sets faz o programa ficar intenso logo no primeiro dia de treino.

Como falei, essa é só a base do treino. Há diversas opções e adaptações possíveis, então, se você curtiu o programa, recomendo procurar os livros (estão em inglês).

Fiquem a vontade para deixar dúvidas, críticas e sugestões nos comentários abaixo.
Vejo vocês no próximo post!
Valeu 💪

Eduardo Jorge


2 respostas para “Jim Wendler 5/3/1 – Programa para aumento de força”

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Brabissimo. Quando tu fez seguiu esse programa por quanto tempo?

    1. Avatar de clubedaforca

      Eu já fiz ele por várias vezes, acredito que o maior tempo foram 12 ou 16 semanas.
      O ideal é no mínimo 12 semanas (3 ciclos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *